Troca de ações (Stock Swap)

Definição

Troca de ações, é uma das maneiras de se pagar por uma companhia em um processo de fusão ou aquisição (M&A).

Simplesmente, as companhias definem quantas ações de uma é justo trocar pela outra. Vemos isso acontecer na negociação atualmente entre Estácio (EST3) e Kroton (KROT3) – e Ser (SEER3).

O valor pago normalmente se baseia no mercado, já que os ganhos com a união são divididos igualmente pelos acionistas resultantes.

As sinergias (se existirem) são capturadas tanto pelo comprador quanto pelo vendedor – já que os dois são acionistas da empresa resultante.

Por outro lado, o controle da companhia pode mudar. Dependendo do tamanho das companhias, uma pode ser majoritária e ter a maioria das ações da fusão das duas.

Caso isso aconteça, a gestão da companhia resultante, provavelmente será indicada pelo maior acionista (a maior companhia).

Justamente por temer por seus empregos, os gestores de Estácio tendem a preferir se juntar com Ser. O que pode não ser tão vantajoso para os acionistas de Estácio.

Empiricus

FGTS – Onde investir o seu saldo?

Caro leitor, a iniciativa do governo de liberar o saque de contas inativas do FGTS é uma boa notícia não só para quem precisa quitar dívidas, mas também para quem deseja investir esse dinheiro em aplicações que tragam um retorno real.