Definição

É um título da dívida pública oferecido pelo Tesouro Nacional, também conhecido como NTN-B. É ofertado por meio do Tesouro Direto, programa do Tesouro desenvolvido em parceria com a Bolsa brasileira, voltado exclusivamente para pessoas físicas.

Esse é um título com rentabilidade híbrida: contém um componente pós-fixado, que é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), e outro prefixado, que é o juro real. Por isso, protege o investidor do aumento da inflação se for carregado até o vencimento.

Esse papel tem duas formas de remuneração. Ao comprar um título do tipo Tesouro IPCA+, você recebe todo o valor investido acrescido da remuneração apenas no vencimento do papel (ou na venda antecipada). Já o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais paga juros antecipados a cada seis meses, com incidência de Imposto de Renda obedecendo a tabela regressiva, e, no vencimento, o investidor receberá o último cupom e o valor inicialmente aplicado corrigido pela inflação.

Empiricus

FGTS – Onde investir o seu saldo?

Caro leitor, a iniciativa do governo de liberar o saque de contas inativas do FGTS é uma boa notícia não só para quem precisa quitar dívidas, mas também para quem deseja investir esse dinheiro em aplicações que tragam um retorno real.