Definição

O ROE mede a rentabilidade da empresa para os acionistas. ROE = return on equity (na sigle em inglês) = lucro líquido/patrimônio líquido.

O numerador normalmente é o lucro acumulado nos últimos 12 meses. E o denominador pode ser extraído do último balanço ou calculado como uma média dos últimos 12 meses.

O ROE mede o retorno sobre o capital investido na empresa (para empresas sem dívidas). O ROE mede a eficiência dos lucros para os acionistas das empresas.

O ROE mede a qualidade dos investimentos da companhia para gerar crescimento de lucros futuros. O ROE mede a eficiência da alocação de capital.

Não se deve utilizar o ROE sem entender o que acontece com a empresa. Como todo múltiplo, por ser de simples medição, o ROE esconde muito do que acontece com as companhias.

Empiricus

FGTS – Onde investir o seu saldo?

Caro leitor, a iniciativa do governo de liberar o saque de contas inativas do FGTS é uma boa notícia não só para quem precisa quitar dívidas, mas também para quem deseja investir esse dinheiro em aplicações que tragam um retorno real.