Definição

O P/FFO é uma métrica para avaliação de Fundos Imobiliários. O indicador tem por finalidade avaliar a performance operacional dos FIIs.
É um indicador muito semelhante ao P/E (preço sobre lucro), porém são feitos alguns ajustes para medir a real capacidade de geração de caixa de um FII, como por exemplo, a exclusão do impacto da depreciação (despesa não-caixa).
Uma forma mais simples de se entender o P/FFO, é inverter a conta. Em outras palavras FFO/P. Assim chegamos ao yield estimado de um FII.

FFO = Lucro líquido + Depreciação – ganhos não recorrentes

O FFO (Funds From Operations) é uma medida para calcular a geração de caixa da operação de investimentos imobiliários. É calculada adicionando a depreciação e amortização ao lucro líquido do exercício e excluindo quaisquer outros ganhos não relacionados com a operação, como venda de ativos não recorrentes. A maioria dos fundos imobiliários reporta seus FFOs nos releases trimestrais junto com seus ganhos.

P/FFO múltiplo = Preço por cota ÷ FFO por cota

Quanto menor o índice, mais barato é a cota comparado com o FFO. Esse múltiplo difere com o tipo de propriedade que estamos analisando – lajes corporativas, residências e industriais – e com o mercado imobiliário do local. Ou seja, cada sub- categoria tem um benchmark diferente.

Empiricus

FGTS – Onde investir o seu saldo?

Caro leitor, a iniciativa do governo de liberar o saque de contas inativas do FGTS é uma boa notícia não só para quem precisa quitar dívidas, mas também para quem deseja investir esse dinheiro em aplicações que tragam um retorno real.