Definição

Opções são instrumentos financeiros derivativos, ou seja, seu preço depende dos preços e variações de um outro ativo (ações, títulos, moedas,…).

Com os derivativos conseguimos nos proteger e fazer investimentos com estruturas de risco x retorno bastante diferentes dos mercados “normais”.

Opções são contratos com vencimento pré-determinado. É o equivalente as apostas de bar que muitas vezes fazemos. “Aposto um almoço que BBAS estará acima de R$ 20 reais após a votação no Senado.”

Sempre fazemos essas apostinhas nos corredores da Empiricus.

Funciona exatamente como uma opção. O ativo objeto é BBAS, o strike é R$ 20, o vencimento a data da votação e o prêmio um almoço (sugerimos definir aonde será o almoço antes de fechar a aposta).

Da mesma forma que fazemos informalmente, fazemos no mercado.

A diferença é que no mercado sabemos precificar exatamente quanto vale uma opção (um almoço é uma unidade de medida muito flexível).

Empiricus

FGTS – Onde investir o seu saldo?

Caro leitor, a iniciativa do governo de liberar o saque de contas inativas do FGTS é uma boa notícia não só para quem precisa quitar dívidas, mas também para quem deseja investir esse dinheiro em aplicações que tragam um retorno real.