Definição

Liquidez define a facilidade de negociar um ativo. Quanto maior o volume de capital podemos negociar sem mexer no preço do ativo, maior a liquidez.

Liquidez é um fenômeno interessante. A liquidez traz mais liquidez. Quanto mais líquido um ativo maior é a demanda por sua negociação.

Os investidores ficam mais confortáveis negociando ativos que possam vender rapidamente. A percepção de risco e as variações de preços tendem a ser menores.

Ativos ilíquidos são mais expostos à entrada ou saída de investidores, principalmente os grandes. Vemos estas variações diariamente nas ações menos líquidas da bolsa.

Mas no rali do impeachment, os investidores preferem operar somente com as ações mais líquidas. O que causa uma variação muito maior das grandes enquanto as pequenas ficam em segundo plano.

Empiricus

FGTS – Onde investir o seu saldo?

Caro leitor, a iniciativa do governo de liberar o saque de contas inativas do FGTS é uma boa notícia não só para quem precisa quitar dívidas, mas também para quem deseja investir esse dinheiro em aplicações que tragam um retorno real.