Inércia inflacionária

Definição

Para entender o conceito de inércia inflacionária é necessário compreender o que é inflação e inércia.

Inflação é a perda do poder de compra da moeda, o aumento de preços. A inflação causa a desvalorização da moeda – com relação a outras moedas com menor inflação.

O conceito de inércia vem da física – a mesma que odiávamos no colégio. O conceito diz que todo corpo mantém sua velocidade, caso não seja imposta força neste objeto.

Se a força é a favor, ele acelera, se é contra, ele freia.

Em outras palavras, para mudarmos a velocidade de um corpo precisamos que seja aplicada uma força nele. Se nada é feito, o corpo mantém sua direção e velocidade. Claro na teoria funciona, pois o corpo estaria no vácuo.

Inércia inflacionária é a mesma coisa. A inflação não cai por ordem divina, alguma força contrária precisa ser aplicada para que ela seja reduzida. Ou alguma mudança precisa ser feita na economia para reduzir seus efeitos.

No Brasil, dizemos que a inércia inflacionária é alta, ou seja, uma inflação alta hoje tende a se manter alta amanhã. Isso se dá por uma série de mecanismos de indexação e repasse cambial.

Empiricus

FGTS – Onde investir o seu saldo?

Caro leitor, a iniciativa do governo de liberar o saque de contas inativas do FGTS é uma boa notícia não só para quem precisa quitar dívidas, mas também para quem deseja investir esse dinheiro em aplicações que tragam um retorno real.