Fundo de Investimento em Ações (FIA)

Definição

São fundos que se comprometem a investir pelo menos 67% do patrimônio em ações, bônus de subscrição, certificados de depósito de ações, cotas de fundos de ações e BDRs. Em geral têm como referencial o Ibovespa.

Um fundo de ações oferecido ao investidor de varejo pode aplicar até 20% do patrimônio no exterior. Se o fizer via BDRs (recibos de ações de empresas estrangeiras negociados na bolsa brasileira), então o fundo precisa ter o sufixo “BDR” no nome. Nesse caso, o produto também pode ser vendido ao cliente de varejo.

O sufixo “Investimento no Exterior” indica que o fundo de ações não tem limite para aplicar em ativos fora do país. Quando pode investir de 0 a 100% fora, a carteira pode ser oferecida exclusivamente a investidores profissionais, ou seja, com mais de R$ 10 milhões em aplicações financeiras.

Se ficar sempre entre 67% e 100% no exterior, o fundo pode ser oferecido a qualificados,  ou seja, com mais de R$ 1 milhão em investimentos.

Empiricus

FGTS – Onde investir o seu saldo?

Caro leitor, a iniciativa do governo de liberar o saque de contas inativas do FGTS é uma boa notícia não só para quem precisa quitar dívidas, mas também para quem deseja investir esse dinheiro em aplicações que tragam um retorno real.