Equilíbrio fiscal

Definição

O desequilíbrio fiscal leva ao encarecimento da dívida de um Governo. Com custo muito maior, este Governo não consegue pagar empréstimos nem conseguir novos.

O Governo dá um calote.

O calote pode vir do não pagamento das dívidas (quando em moeda forte) ou pela impressão de dinheiro – o que gera hiperinflação.

Os bancos possuem todo o seu lastro em títulos públicos. Com a desvalorização dos títulos, temos quebra dos bancos.

Obviamente o crédito some e o desarranjo na economia fica evidente. Os investidores ficam completamente sem possibilidade de projetar um cenário e param de investir.

Sem investimentos não temos crescimento. Sem crescimento temos menor arrecadação fiscal, o que piora ainda mais o endividamento do Governo.

Com temor desta bola de neve, os investidores se retraíram nos últimos anos. Por isso, somente uma melhora na confiança pode trazer de volta investimentos e crescimento econômico.

Empiricus

FGTS – Onde investir o seu saldo?

Caro leitor, a iniciativa do governo de liberar o saque de contas inativas do FGTS é uma boa notícia não só para quem precisa quitar dívidas, mas também para quem deseja investir esse dinheiro em aplicações que tragam um retorno real.