Balanço Patrimonial

Definição

No Balanço Patrimonial (BP) encontramos tudo que pertence a empresa, nele entendemos de que forma estão alocados os bens, direitos e obrigações da companhia em uma determinada data.

O BP é uma fotografia do negócio, contabilizando onde está o capital alocado no negócio e as fontes de recursos (dívida ou capital dos acionistas).

A ideia é bem simples, tudo que a empresa detém (máquinas, carros, terrenos, recebíveis, caixa, estoque…) foi alcançado com o capital de terceiros (dívida) ou dos próprios sócios (patrimônio líquido).

Os contadores chamam os bens e direitos de ATIVO e as obrigações de PASSIVO, dentro do passivo todo capital referente aos sócios é o PATRIMÔNIO LÍQUIDO (PL).

Abaixo vemos a estrutura de um Balanço Patrimonial:

Como o próprio nome diz, o balanço deve balancear as contas do ativo, passivo e patrimônio líquido. Cada valor de ativo deve ter uma contraparte do lado do passivou e patrimônio.

Quer dizer, todos os usos de capital da companhia (investimentos ou ativo) deverão ser financiados de alguma forma (passivo ou parimônio líquido).

A soma do resultado de cada um dos lados deve sempre ser igual. Ativo = Passivo + PL.

O que nos dá margem para utilizar as fórmulas abaixo: 

O que podemos entender olhando o balanço de uma companhia:

  • Compreender onde está alocado o capital da compania;
  • Analisar o tamanho das linhas e compará-las entre si;
  • Entender as fontes de recursos para os investimentos da empresa;
  • Fornecer informações úteis para as partes interessadas ( investidores, credores, colaboradores, competidores, etc…);

Empiricus

FGTS – Onde investir o seu saldo?

Caro leitor, a iniciativa do governo de liberar o saque de contas inativas do FGTS é uma boa notícia não só para quem precisa quitar dívidas, mas também para quem deseja investir esse dinheiro em aplicações que tragam um retorno real.